O Dia Internacional da Mulher foi celebrado no Tribunal de Contas do Estado Acre (TCE-AC), nesta quarta-feira, 8, com a palestra “Liderança Afetiva – Guiança, Sensibilidade e Estratégia”, ministrada pela comunicóloga Vanessa Igami.
O Plenário do Tribunal recebeu dezenas de servidoras que também foram agraciadas, ao final do evento, com um mimo oferecido pelo TCE, em conjunto com a Associação dos Servidores do Tribunal de Contas (Astcon), e Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Acre (Siscontas). Além disso, foram entregues homenagens a servidora com mais tempo em atividade e também às Conselheiras. Um café da manhã marcou o encerramento das festividades.
O presidente do TCE, Conselheiro Ribamar Trindade, fez a abertura do evento. Na oportunidade, ele parabenizou todas as mulheres e ressaltou que se trata de um momento para celebrar as conquistas e também de reafirmar a igualdade de gênero.
“Hoje é um dia festivo para todos nós, homens e mulheres, desenvolvermos ações concretas para promoção da igualdade de gênero. Nosso Tribunal tem dado passos importantes nessa direção. As mulheres desta Corte são muito capacitadas, competentes, ocupam espaços de liderança, e desenvolvem com primazia suas atividades”, pontuou o presidente.
A palestrante Vanessa Igami, há mais de 20 anos, exerce cargos de alta liderança nos setores público e privado, nos Estados de São Paulo, Acre, Rondônia, Bahia e Ceará, e explanou sobre ser mulher na atualidade, sensibilidade e liderança, superação, mudança de pensamento e afeto nas ações que tornam as relações saudáveis.
Homenagem
O presidente do Tribunal ainda parabenizou a Conselheira-Corregedora, Dulcinéa Benício, e a diretora da Escola da Contas, Conselheira Naluh Gouveia, a procuradora Anna Helena, e a Conselheira substituta Maria de Jesus, que são integrantes do corpo especial do TCE.
Na oportunidade, foi entregue ainda uma homenagem a servidora Leninha Brasileiro, servidora com mais tempo em atividade na Corte de Contas, que recebeu das mãos do presidente uma orquídea, que também foi entregue às Conselheiras. A palestrante Vanessa também recebeu das mãos do presidente o certificado em agradecimento pela presença no evento.
“Tenho uma grande satisfação em fazer parte do quadro de servidores do TCE, realizando diariamente o trabalho que gosto muito, que é na área de TI. Por isso, receber essa homenagem tem um valor sentimental muito grande. Agradeço de coração ao presidente do Tribunal por sua sensibilidade, e todos os demais envolvidos neste ato”, disse Leninha.
Participaram da solenidade a Conselheira Dulcinéa Benício, Conselheiro Cristóvão Messias e o procurador do MPC Mário Sérgio.
Servidoras do TCE
De acordo com o Relatório do Grupo de Trabalho para Igualdade de Gênero da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), de 2022, o TCE-AC é terceira Corte de Contas com maior percentual de mulheres no seu quadro de servidores, correspondendo a 52% do total, além de duas conselheiras.
A comunicação afetiva é uma das principais características que auxiliam as habilidades das mulheres na posição de liderança. A sua percepção e sensibilidade modela a comunicação efetiva de acordo com o objetivo que deseja alcançar.
Liderar com afetividade contribui para aperfeiçoar as relações interpessoais, das motivações e da gestão de pessoas, processos e alcançar resultados de forma respeitosa e em benefício do alcance da dos objetivos estratégicos do TCE.