A conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), Naluh Gouveia, que também é diretora da Escola de Contas (EsCon), acompanhada da assessora técnica, Rosimeire Correia, participa da Oficina “Plano de Ensino – Aprendizagem de Disciplinas e Cursos”, no Instituto Rui Barbosa (IRB), em Brasília, nesta quarta-feira, 24.
Cumprindo agenda desde o início desta semana na Capital Federal, a Conselheira também participou de uma reunião do Comitê de Aperfeiçoamento Profissional, nessa terça-feira, 23.
A oficina desta quarta tem como objetivo conferir habilidades técnicas e procedimentos em planejamento da formatação, realização e divulgação dos cursos e aulas no atendimento das demandas apontadas pelos cidadãos, controle social, jurisdicionados e servidores dos tribunais.
A Conselheira Naluh Gouveia elogiou as iniciativas do Comitê, do qual a EsCon do TCE faz parte.
“É muito importante que este colegiado, presidido pelo IRB, intensifique a sensibilização da alta hierarquia dos Tribunais para o fortalecimento da capacidade técnica e operacional das Escolas de Contas”, pontuou.
Reunião
A reunião de terça contou com a presença de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), dos TCEs de 22 estados e do Distrito Federal, dos Tribunais de Contas de municípios dos estados da Bahia, Goiás e Pará, e TCMs de São Paulo e Rio de Janeiro.
Na ocasião, os representantes das Escolas de Contas trataram das ações do Comitê que inclui a implantação do banco de talentos nos tribunais, a parceria com o Comitê de Gestão de Pessoas/IRB para o desenvolvimento de um plano de competências de lideranças, da realização de encontros regionais para capacitar instrutores que multipliquem nos tribunais a difusão das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP).
Além disso, foram apresentadas sugestões de melhorias do Indicador Desenvolvimento Profissional do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) e propostas para o XIV Encontro Nacional dos Técnicos de Educação Profissional das Escolas de Contas (Educontas) que será realizado em novembro.