O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), conselheiro Ribamar Trindade, participou na manhã desta sexta-feira, 29, da abertura da 12ª edição do Seminário de Governança para Prefeitos e Gestores Públicos. O evento ocorre no Sebrae, em Rio Branco, e conta com uma série de palestras que tratam da Governança Pública Organizacional.
A Governança Pública Organizacional é a aplicação de práticas de liderança, de estratégia e de controle, que permitem aos mandatários de uma organização pública e às partes nela interessadas avaliar suas situações e demandas, direcionando a sua atuação e monitorando o seu funcionamento.
Na ocasião o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede Governança Brasil (RGB), Augusto Nardes, ministrou a palestra magna sobre governança municipal. O evento teve como objetivo a disseminação de conhecimento e a capacitação técnica no âmbito da governança.
O presidente do TCE, em seu discurso, pontuou que a Corte de Contas está alinhada a esse modelo de governança, e leva essa aproximação aos gestores por meio de capacitações realizadas em todo estado acreano.

“O TCE tem o aprimoramento da gestão pública como foco, sempre na busca de transformar nosso órgão em referência no compartilhamento de conhecimento, com responsabilidade e transparência. Neste ano de 2023, estamos executando, através da Escola de Contas, o Projeto Aprimora Gestão, que promove capacitações para os gestores públicos municipais das cinco regionais do Estado do Acre. Observo que nossos objetivos estão alinhados, pois este evento muito corrobora para a disseminação de conhecimento e capacitação técnica no âmbito da governança municipal”, declarou.
Durante o evento houve a entrega simbólica da Cartilha e do Código da Rede de Governança Brasil (RGB). Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar o lançamento do Programa Nacional de Governança Pública (Pronagov) e painéis temáticos que abordarão o papel da auditoria interna no fortalecimento da governança, mecanismos de governança e as principais mudanças da nova Lei de Licitações e Contratos (14.133/2021).
A organização do evento é fruto de uma colaboração entre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRCAC), Rede Governança Brasil (RGB) e o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), e conta também com a parceria do TCE-AC, que inclusive tem participação com a palestra “Principais Mudanças da nova Lei de Licitações e Contratos, a14.133/2021- com a Diretora de Administração e Finanças (DAF) Ana Cristina Araújo.
